quarta-feira, 31 de julho de 2013

O que é filosofia prática? Inscrições abertas!





Da superação à transformação, conhecer os recursos internos, melhor conhecimento das leis da natureza, os ciclos da história e seus motores ocultos, compreender as raízes das crises, a verdade oculta nos mitos...isso é filosofia prática! É uma grande aventura para dentro de si mesmo.

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.

Sócrates

Inscrições abertas! NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ: amanhã, às 19h30, aula inaugural gratuita sobre Ética (unidade dentro) e Sociopolítica (unidade fora). Venha conhecer!

[Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020]

Conheça a programação semanal da Nova Acrópole Cuiabá



Curso de Filosofia Prática
Grandes ideias requerem novas atitudes.
Novas atitudes transformam o mundo.
Abertura de turma
Aula inaugural sobre Ética e Sociopolítica
Dia 01/08 às 19h30
Palestrante: Roni Almeida
Aberta ao público - Gratuita
Outros Cursos
Oportunidades de crescer e se potencializar
Dia da Arte - Dia 02/08, às 20h
Atividades de teatro, poesia e música
Aberto ao público - Gratuito

Oficina de Xadrez
Dia 03/08 - Sábado, das 15h às 17h
Aberto para o público adulto e infantil - Gratuita
Instrutor Rafael Ferreira

Filosofilme - As Aventuras de Tintim
Dia 03/08 Sábado, às 18h
Trechos comentados do filme, com Sofia de Oliveira
Aberto ao Público - Gratuito

Lançamento do livro de poesia: Poesia e Encanto
Do poeta e filósofo Wilson Trannin
Dia 06/08, às 19h
Local: Sesc Arsenal
Aberto ao público
Nova Acrópole - Mato Grosso - Cuiabá
(65) 3623-8051
Rua J, casa 12, Quadra 2, Bairro Araés (Acesso pela Av. do CPA, entre a Polícia Federal e o Procon)
http://acropole.org.br/brasil/sedes/cuiaba.html

Nova Acrópole é uma organização filosófica presente em mais de 50 países há 54 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Com seu Curso de Filosofia Prática adaptado para mais de 30 línguas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas em todo o mundo que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor. Conheça mais em nossa página , ou visitando uma de nossas sedes .

FILOSOFILME sábado: As aventuras de Tintim e a juventude interior



O projeto filosofilme consiste em análise de trechos do filme por um estudante da escola Nova Acrópole, que ocorrerá neste sábado (03/08), às 18h, é uma atividade gratuita, aberta ao público e neste caso ideal para crianças, jovens e adultos!

Tintim simboliza, essencialmente, a juventude interior. Ou seja, ele é uma 'alma grande', e isso fica muito claro nas atitudes que tem perante os problemas que vão surgindo ao longo das suas aventuras. Ele tem a segurança de alguém que já passou por aquelas situações, quase não tem dúvidas sobre qual a melhor forma de atuar, não perde tempo e nunca se acomoda perante as dificuldades, nem se angustia ou perde o controle. Os problemas não o afetam emocionalmente, e mesmo quando está em situações de risco analisa com discernimento qual a melhor solução, e rapidamente a executa. Afinal, os 'Deuses protegem os audazes'.

A estudante de filosofia Sofia Oliveira Luciano conduzirá a atividade de sábado e adianta alguns conceitos sobre Tintim: ele tem uma natureza simples, é como um livro aberto que está sempre disposto a ajudar os outros, mesmo os que não conhece. Não tem uma mente complexa, que pensa nos benefícios ou prejuízos que determinadas situações lhe poderiam causar. Simplesmente com a sua boa disposição procura agir em prol do bem comum sem limitações. O personagem é também símbolo do movimento, de alguém que tem um compromisso com a vida. "Ser jovem é querer sempre estar em movimento, sempre buscar por coisas novas. Mas há diferença entre o jovem apenas físico e o jovem de alma. Quem é jovem de alma busca vivenciar o novo internamente: conquistar uma nova virtude, vencer uma debilidade, aprender algo que possa levar para toda a sua vida".

Tintim é o símbolo de quem
está comprometido com a vida
Sinopse do filme: Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o galeão à sua casa, onde o coloca em destaque. Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba. Logo ele e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Ao retornar percebem que o galeão foi roubado. Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine (Daniel Craig), um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar ele encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido. É o início de uma nova aventura, onde Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock (Andy Serkis) na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro.

[NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. No Facebook: https://www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba]

Colar ou não colar na prova, eis a questão!

Bom dia!

Esse Calvin sempre nos faz refletir: ou isto ou aquilo? Ou isto ou aquilo? E vivo escolhendo o dia inteiro. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo, como nos versos de Cecília Meireles...

E você? O que acha?

terça-feira, 30 de julho de 2013

PENSAMENTO

Boa noite ^^

Desejamos belos sonhos!

Música para a alma




"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível"
(Leonardo da Vinci)

Bom dia, boa semana ^^
Ao som de Maurice Ravel - bolero

Aula inaugural de filosofia: 5ª feira, às 19h30



A escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá convida a todos para a aula inaugural gratuita da nova turma, que se inicia na quinta-feira (01/08), às 19h30

O que é o curso de filosofia? 

O primeiro módulo é de cinco meses, a custo mensal de R$ 70, trata de ética (a unidade dentro do homem) e sociopolítica (a unidade na sociedade). Também é feito um estudo comparado entre a filosofia indiana e as tradições do Tibet, Grécia e Egito. A Nova Acrópole, que segue o modelo das escolas de Sócrates e Platão na Grécia, trabalha com o refinamento dentro do campo das artes, por isso no espaço são realizados saraus de música, filosofilmes, danças, poesia e outras formas de arte que possam elevar a essência humana.

Fale conosco: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020.

sábado, 27 de julho de 2013

FILOSOFILME hoje: Gladiador



Trechos comentados do filme Gladiado serão apresentados hoje (27/07), a partir das 18h, na escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá, a atividade é gratuita e aberta ao público

Gladiador era um lutador escravo treinado na Roma Antiga, o nome provém da espada curta usada por este lutador, o gladius (gládio). Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. 

O ano é de 180 d.C. e o general romano Maximus, servindo ao seu imperador Marco Aurélio prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Após o combate, Maximus fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano. No filme, Cômodo, filho do imperador, mata o pai, assumindo o comando do império. Assim se desenrola a saga do general que se torna escravo, de escravo vira um grande gladiador. O filme norte-americano foi lançado em 2000, dirigido por Ridley Scott, e estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen. Alcançou grande sucesso de bilheteria, foi indicado a vários prêmios, vencendo cinco Oscars incluindo o de Melhor Filme.

Neste filosofilme ideias como coragem (agir com o coração, independente da situação de dor ou prazer), espírito guerreiro, luta por um ideal de vida, de justiça e de Estado nortearão as reflexões do aluno de filosofia Daniel Pretto, que conduzirá a atividade. A vida e as ideias do imperador Marco Aurélio até hoje ressoam em nossas mentes e corações. Entre elas estão: 

Estátua de Marco Aurélio, no Capitólio, em Roma

"A arte de viver é mais parecida com a luta do que com a dança, na medida em que está pronta para enfrentar tanto o inesperado como o imprevisto e não está preparada para cair"

"Pratica cada um dos teus atos como se fosse o último da tua vida"





Maximus se apresenta como herói, guerreiro, em uma saga em que todos nós humanos vivemos em maior ou menor grau. Que tal se aprofundar um pouco mais nesses conhecimentos? 

Esperamos você! Até lá!

NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ

A escola de filosofia à maneira clássica fica na Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe nossas notícias e reflexões: www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JORNAL DIÁRIO DE CUIABÁ: A aventura de viver e ser feliz hoje, às 19h30


O jornal Diário de Cuiabá publicou nossa reportagem sobre a palestra de hoje, leiam a reportagem na versão online: 
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=435776

Obrigada mais uma vez à editora Tânia Nara Melo pelo espaço!!!! :)


JORNAL A GAZETA: A aventura de viver e ser feliz



Dando continuidade a um ciclo de palestras gratuitas, a Nova Acrópole Cuiabá traz como tema de hoje, às 19h30, a busca do ser humano pela felicidade. Onde encontrá-la afinal?

“A felicidade não consiste em adquirir nem em desfrutar, mas sim em nada desejar, consiste em ser livre” (Epicteto)

Como viver uma vida plena e feliz? De que modo não se desgastar com o estresse do dia a dia, nem com os dores que afligem a humanidade? Mesmo sendo uma pessoa comum é possível desenvolver qualidades morais? Responder a essas duas perguntas fundamentais foi a única paixão de Epicteto, um filósofo grego estóico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo a serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero, que conforme a literatura, uma vez lhe quebrou uma perna. Embora suas obras sejam menos conhecidas hoje, em função do declínio do ensino da cultura clássica, tiveram enorme influência sobre as ideias dos principais pensadores da arte de viver durante quase 2 mil anos. Para Epicteto, uma vida feliz e uma vida virtuosa são sinônimas. Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas. Para entender um pouco mais a proposta desse filósofo, a Nova Acrópole Cuiabá convidada a todos para uma palestra gratuita hoje, às 19h30, com o tema ‘A aventura de viver e ser feliz’.

Para o professor de filosofia acropolitana, Roni Almeida, a primeira ideia a ser esclarecida: estar vivo não significa viver, pois viver é algo um pouco mais complexo; é aquilo que faz o ser humano se relacionar com tudo aquilo que toca. Aprender a se harmonizar exige uma ciência que se chama ‘a arte de viver’. Embora os familiares se esforcem para oferecer um direcionamento nesse sentido, viver vai além dos imperativos da vida material, é mais que ter uma profissão, um trabalho, comprar uma casa, um carro, casar-se, ter filhos ou viajar. “A saga do homem tem a ver com a vivência de valores, de virtudes, porque se observamos a natureza, os animais tratam ‘da sobrevivência’ muito melhor que nós. Então, será que nossa vida deveria ter como foco apenas isso? A filosofia nos faz refletir acerca do assunto”.

A construção de si mesmo a partir de um conceito clássico de educação é uma das propostas da filosofia à maneira clássica, desenvolvida pela Nova Acrópole, escola hoje presente em 55 países. Essa educação é uma ciência que trata da capacidade do homem de eduzir, ou ‘tirar de dentro’ uma série de potencialidades. Almeida acrescenta que um dos primeiros passos para esta busca está na autenticidade. Alguns conceitos, como ‘uma andorinha sozinha não faz verão’, na prática, não fazem sentido, já que os grandes homens da humanidade, como Jesus, Buda, Galileu Galilei (que quase foi morto na fogueira da Inquisição por afirmar que a Terra gira em torno do sol - heliocentrismo) foram acima de tudo visionários, empreendedores. “Se caminhamos sozinhos muitas vezes achamos que estamos errados, mas a felicidade exige acima de tudo autenticidade e coragem”.

Como reconhecer o caminho? A tradição tem muito a ensinar, a constituição setenária hindu, por exemplo, representa o homem a partir de sete corpos, dos quais quatro materiais (mente, emoções, energético e físico) e três espirituais (ou tríade: virtudes, intuição e vontade). A partir do conhecimento sobre esses corpos, é possível saber eleger entre o que se gosta e necessita. Uma dica: a mente deve prevalecer sobre cada um dos veículos, de modo a apaziguar as emoções senão as tomadas de decisão serão por impulso e nem sempre inteligentes. “É preciso refletir antes de agir, na vida tudo o que requer um esforço é o que vale a pena, no entanto, geralmente não temos essa sabedoria de saber querer porque buscamos continuar na lei da inércia, preferindo a comodidade, o que é mais fácil ao invés do que é próprio nosso, do que nos faria realmente feliz”, avalia o professor de filosofia.

sábado, 20 de julho de 2013

Feliz Dia do Amigo!



Le Petit Prince (no Brasil O Pequeno Príncipe; em Portugal, O Principezinho) é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943 nos Estados Unidos. Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico. O autor do livro foi também autor das ilustrações originais. É o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 143 milhões de exemplares, tem entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro O Peregrino) mais traduzida no mundo, foi publicado em 160 idiomas e dialetos. No Japão, há um museu dedicado ao personagem principal do livro.


Reportagem interessante na Folha de SP sobre o autor deste belo livro: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/04/1269197-o-pequeno-principe-completa-70-anos-conheca-aventuras-do-autor.shtml

FILOSOFILME HOJE: A origem dos guardiões




“Foi assim que eu nasci, com olhos que veem o encanto em todas as coisas. Esse é o encanto que eu coloco no mundo e o que eu protejo nas crianças” (Papai Noel)


O projeto filosofilme consiste em uma atividade gratuita da escola Nova Acrópole Cuiabá em que trechos do filme (neste caso uma animação) serão analisado sob o prisma filosófico pela aluna Maisa Oliveira. O início se dará às 18h

Sobre o filme: as crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre si mesmo.

Maisa explica que pretender transmitir com o filme que é importante o ser humano descobrir sua 'vocação', ou seja, a que veio no mundo. A palavra vocação vem do latim – vocare, que significa chamado interior ou da alma. "E todos nós vamos ter uma vocação em comum que é a de ser humano, como faremos isso?Cultivando as virtudes ou a parte divina em nós (a tríade)". Ela acrescenta que todos nós iremos algum dia reconhecer esse chamado, em uns vai ser mais forte em outro mais fraco, porém todos nós têm a saga do herói de ir em busca desse chamado da alma. "É isso que acontece com Jack Frost, para ele descobrir quem ele é, precisará percorrer todo um caminho até encontrar o seu amago ou atender a esse chamado".

Jack Frost e o caminho do herói ao ouvir o
chamado da sua alma
Com a figura dos guardiões, a estudante trará a ideia de que, no filme, eles protegem as crianças e o que elas têm de mais precioso: proteger a essência do ser humano. O herói Jack Frost ainda não é um guardião, mas ele foi escolhido para ser, então durante a sua trajetória ele vai tentar entender isso tudo e atender ao chamado (vocação) de sua alma, que é simbolizado pela lua. Cada guardião sabe qual é seu verdadeiro amago (cerne ou vocação), se conhece internamente, sabe qual papel deve desempenhar no mundo. E uma vez que se conhece internamente consegue expressar isso no mundo externo e proteger essas mesmas características nas crianças.

Lindo não é? Que tal compreender mais sobre a saga dos guardiões? Você e sua família estão convidados!!!! Até lá...

NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ

A escola de filosofia à maneira clássica fica na Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe nossas notícias e reflexões: www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Filosofia cotidiana


"A resposta certa não importa nada. O essencial é que as perguntas estejam certas"
Mario Quintana


quinta-feira, 18 de julho de 2013

PALESTRA DE HOJE: tema de reportagem no jornal Folha do Estado


NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ também é tema de reportagem no jornal FOLHA DO ESTADO, de Mato Grosso. Com direito a chamada na capa e tudo mais!

Relembrando: palestra 'Busque um sentido na vida - Como viver o heroísmo' será hoje, às 19h30. Aguardamos vocês!

Texto na íntegra no nosso blog: http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br/2013/07/aprenda-com-teseu-viver-saga-do-heroi.html (no site da Folha do Estado não aparece o jornal com a data hoje)

[Outas informações: (65) 3623-8051/8127-4020]

É HOJE, às 19h30!!!! NOVA ACRÓPOLE no jornal Diário de Cuiabá





A Nova Acrópole Cuiabá mostra que para ser um herói é preciso desenvolver virtudes como generosidade e coragem. Cada um pode viver a saga de Hércules ou Teseu, basta fazer uso da vontade para vencer os desafios do dia a dia

Você quer desenvolver seus atributos de herói? Então conheça o curso de filosofia à maneira clássica...

Leia a reportagem completa no jornal Diário de Cuiabá de hoje:

[Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. www.facebook.com.br/NovaAcropoleCuiaba ]


No JORNAL A GAZETA



Teseu era um herói grego filho de Egeu, rei de Atenas e de Etra, filha do rei de Trezena. O principal feito foi matar o lendário Minotauro, criatura com corpo de homem e cabeça de touro que vivia em um labirinto onde ninguém mais conseguia sair. Com a ajuda de Ariadne, filha de Minos, rei de Creta, que simboliza a alma imortal do homem, o herói grego alcança vitória. Você deve estar se perguntando, o que a saga de Teseu tem a ver com a sua vida? 

Para entender melhor ‘Como viver o heroísmo’, a Nova Acrópole Cuiabá convida para uma palestra gratuita hoje (18/07), às 19h30 ^^

Leia mais:
http://www.gazetadigital.com.br/capajornal2.php?img=projeto%2Fm07a13%2Fedicao7863.html

Amplie para ler: http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br/2013/07/aprenda-com-teseu-viver-saga-do-heroi.html (o link do jornal está com problemas, matéria na íntegra está no nosso blog)

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Aprenda com Teseu a viver a saga do herói

Derrotar o Minotauro de Creta, um monstro devorador,
 simboliza o domínio dos instintos animais pelo homem

Teseu era um herói grego filho de Egeu, rei de Atenas e de Etra, filha do rei de Trezena. Ele viveu grandes façanhas, mas o que eternizou a sua coragem e honra foi matar o lendário Minotauro de Creta, algo que só conseguiu com a ajuda da filha do rei Minos, a bela Ariadne, que simbolicamente representa a alma humana. Mas você deve estar se perguntando: o que a saga de Teseu tem a ver com a sua vida? 

A história aparentemente inocente traz inúmeras chaves de interpretação psicológica que podem ajudar na vida cotidiana dos seres humanos. Quantos leões você costuma matar por dia ou semana? Quantas vezes se perguntou o porquê de a vida estar tão repleta de desafios? Por compreender que um herói não se faz sozinho, ao contrário, ele precisa se construir a partir de um processo contínuo de educação, a escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá convida você para a palestra gratuita 'Busque um sentido na vida - Como viver o heroísmo' que será realizada na quinta-feira (18/07), às 19h30.

“No nosso nível de consciência, ser herói se refere principalmente a vencer as debilidades, sejam elas inerentes ao corpo, como preguiça, ou ao emocional, na forma de medos, carências, ou no plano mental, como confusão de ideias, pensamentos circulares, egoísmo, entre outros entraves que nos impede de ser alguém melhor”, afirma o diretor da N.A. Cuiabá, Roni Almeida, que acrescenta: "Herói é uma palavra de origem grega que vem de Eros, o 'cupido', filho da deusa Afrodite, o que nos mostra que só é possível agir com heroísmo a partir do coração, da generosidade, em prol do bem".

Estão todos convidados para entender mais sobre a saga não só de Teseu, mas de outros heróis! Até lá!

ABERTURA DE TURMA

Também haverá palestra pública gratuita na próxima quinta-feira, 25/07, com o tema ‘A aventura de viver e ser feliz’, também a partir das 19h30. A aula inaugural da nova turma será no dia 1º de agosto. Não é preciso conhecimento prévio de filosofia. O curso têm duração de cinco meses, com uma aula por semana, com duas horas de duração, a um custo de R$ 70,00 mensal.

NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ

A escola de filosofia à maneira clássica fica na Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe nossas notícias e reflexões: www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba.


Conheça a programação desta semana da Nova Acrópole Cuiabá



Curso de Filosofia Prática
Grandes ideias requerem novas atitudes.
Novas atitudes transformam o mundo.
Palestra
Busque um sentido na vida: Como viver o heroísmo!
Dia 18/07 às 19h30
Aberta ao público - Entrada Franca
Outros Cursos
Oportunidades de crescer e se potencializar
Projeto Filosofilme - A Origem dos Guardiões
Dia 20/07 - Sábado, às 18h
Trechos comentados do filme.
Aberto ao público - Entrada Franca

Oficina de Xadrez - Dia 20/07
Sábado, das 15h às 17h
Aberto para o público adulto e infantil.

Oficina de Poesia - Dia 19/07
Sexta-feira, das 20h às 21h30,
Com o filósofo e poeta mato-grossense Wilson Trannin.

Oficina de Marchetaria - Dia 21/07
Domingo - das 15h às 16h
Para alunos da escola
Nova Acrópole - Mato Grosso - Cuiabá
(65) 3623-8051
Rua J, casa 12, Quadra 2, Bairro Araés (Acesso pela Av. do CPA, entre a Polícia Federal e o Procon)
http://acropole.org.br/brasil/sedes/cuiaba.html

Nova Acrópole é uma organização filosófica presente em mais de 50 países há 54 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Com seu Curso de Filosofia Prática adaptado para mais de 30 línguas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas em todo o mundo que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor. Conheça mais em nossa página , ou visitando uma de nossas sedes .

segunda-feira, 15 de julho de 2013

DIÁRIO DE CUIABÁ também divulga filosofilme e programação do mês!





Além de divulgar o projeto filosofilme, que consiste em análises de trechos de um filme, o jornal mostrou a programação da Nova Acrópole Cuiabá:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

Os próximos filosofilmes que serão realizados em julho pela Nova Acrópole Cuiabá são: dia 20, ‘Os sete samurais’ – reflexões sobre honra, lealdade e fidelidade; e no dia 27, ‘V de Vingança’, com ponderações que permeiam a política e os movimentos sociais. Também haverá palestra pública para abertura de turma de filosofia nos dias: 18 (Como viver o heroísmo); e 25 (A aventura de viver e ser feliz), ambas a partir das 19h30. A aula inaugural da nova turma será no dia 1º de agosto. Todas as programações são gratuitas e abertas ao público.


Confira a reportagem completa:
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=435088

sábado, 13 de julho de 2013

JORNAL FOLHA DO ESTADO de hoje!



Filosofilme é tema também de reportagem em outro jornal mato-grossense!

Jodhaa Akbar: A história de amor entre a princesa hindu Jodhaa e o imperador Akbar se passa no norte da Índia enquanto território conquistado pelo Império Mogol, apresenta as principais diferenças entre a cultura Islâmica e o hinduísmo de uma forma encantadora.

“Como o povo era muito guerreiro foram criadas estratégias e treinamentos práticos para vencer não apenas as batalhas externas como, e principalmente, os combates internos na busca de se tornar um ser humano melhor” (Gabriel Araújo, analista de sistemas e estudante de filosofia da Nova Acrópole Cuiabá que conduzirá as reflexões do filosofilme)

* Obrigada à editora Adriana Nascimento por mais este espaço para a Nova Acrópole Cuiabá!

Leia a reportagem completa:
http://www.magtab.com/leitor/543/edicao/4873

JORNAL A GAZETA de hoje





O filosofilme de hoje é tema de reportagem do caderno VIDA! 

Obrigada à editora Liana Menezes pelo espaço de 1 página!!!!

Jodhaa Akbar: encontrar Deus em todas as coisas. Essa é a principal característica do Sufismo, uma corrente mística do Islã que é caracterizada pela relação íntima, direta e contínua com o ser supremo. O Sufi trabalha a música e a dança, que têm presença marcante no filme épico-musical de Bollywood, Jodhaa Akbar, que se passa no século 16, quando a Índia estava dominada pela dinastia Mughal de imperadores muçulmanos. 


Leia a reportagem completa no jornal A Gazeta: http://www.gazetadigital.com.br/pdf/m07a13/g1302v-e.pdf


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Filosofilme Jodhaa Akbar amanhã, às 18h




A Nova Acrópole Cuiabá apresenta o filosofilme épico-musical de Bollywood, Jodhaa Akbar, amanhã (13/07), a partir das 18h. O filosofilme consiste na apresentação de trechos comentados do filme. A entrada é gratuita e aberta ao público, não precisa de conhecimentos prévios de filosofia.

A história se passa no século 16, quando a Índia estava dominada pela dinastia Mughal de imperadores muçulmanos. O último herdeiro Mogol, Jalaluddin Mohammad ou Akbar, carrega o sonho de unificar todo o Hindustão. Para isso, ele aceita desposar Jodhaa, uma princesa hindu Rajpout, que se sacrifica em prol do próprio povo. Enquanto o país se adapta à nova realidade, o casal se adéqua às diferenças para descobrir que o que os une pode ser bem maior do que aquilo que os separa. “Como o povo era muito guerreiro foram criadas estratégias e treinamentos práticos para vencer não apenas as batalhas externas como, e principalmente, os combates internos na busca de se tornar um ser humano melhor”, conta o analista de sistemas Gabriel Araújo, estudante de filosofia, que conduzirá o filosofilme.

[Nossa escola: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outas informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe-nos pelo Facebook: www.facebook.com.br/NovaAcropoleCuiaba]

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O grão de mostarda




Um homem rico encontrou, certa vez, seu ouro transformado em carvão. Lançou-se ao leito e recusou todo alimento. Um de seus amigos, tomando conhecimento de sua doença, veio vê-lo e pediu-lhe para contar qual era a razão de seu mal. O amigo, então, disse-lhe: 'Tu não fizeste um bom uso de tuas riquezas. Quando tu acumulas, teu ouro não vale mais que o carvão. Agora, ouça um conselho: vai estender teus tapetes no mercado, enche-os de carvão e anuncia a venda'. Foi o que fez o rico. E quando seus vizinhos lhe perguntaram: 'Por que vendes carvão?', ele respondia: 'São meus bens que coloco à venda'.

Algum tempo depois, uma jovem muito pobre, chamada Krisha Gotami, passando por ali e vendo o rico no mercado, disse-lhe: 'Senhor, vós vendeis também pilhas de ouro e de prata?'. O rico disse então: 'Vós podereis me fazer o favor de me dar este ouro e esta prata?'. Krisha deu um murro no carvão e então ele se transformou em ouro.

Vendo que Krisha possuía o olho mental do conhecimento e que ela via o valor real das coisas, ele a casou com seu filho, e dizia: 'Para muita gente, o ouro não vale mais do que carvão, mas com Krisha Gotami, o carvão se transformou em ouro'.

Ela teve um filho, mas essa criança morreu. Em sua dor, ela levou a criança morta a todos os seus vizinhos, pedindo-lhes um remédio. E as pessoas diziam: 'Ela perdeu a razão, a criança está morta'. Finalmente Krisha encontrou alguém que deu resposta a sua súplica: 'Eu não conheço remédio para teu filho, mas eu conheço um médico que poderá fornecê-lo a ti'. Então ela respondeu: 'Eu te suplico, diga-me quem é essa pessoa'. O homem respondeu-lhe: 'Vá procurar Buda em Sakyamuni'.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Programe-se: palestras em julho!




Neste mês, a NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ trará duas palestras gratuitas, nos dias 18 e 25 de julho, com enfoque na abertura de turma que ocorrerá no dia 1º de agosto.  As aulas serão às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, uma vez por semana.

[Onde fica a nossa escola: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, fica rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outas informações: (65) 3623-8051/8127-4020 ]

domingo, 7 de julho de 2013

Você tem estado desanimado? Então veja nossas dicas para superar este estado...


'A alegria evita mil males e prolonga a vida'
William Shakespeare

Ânimo, minha gente! Alegria! Coragem!

Fonte imagem: N.A. Brasília - sede nacional

Destaque da Nova Acrópole em jornal cuiabano


A reportagem publicada ontem no jornal Diário de Cuiabá realmente ficou linda! A Nova Acrópole ganhou meia página com espaço para imagens!

Obrigada à editora Tânia Nara Mello pela oportunidade.

Ler o texto completo: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=434649

sábado, 6 de julho de 2013

HOJE: 'A música como formação humana' no Diário de Cuiabá


A palestra gratuita que será realizada hoje, às 19h, na Nova Acrópole Cuiabá é tema de reportagem no Diário de Cuiabá:

“Nossa proposta é mostrar que o artista é, na visão da filosofia, um pontífice; uma ponte entre o mundo invisível e o mundo visível. É aquele capaz de interpretar o secreto, o escondido, o que vulgarmente não se vê, e o traz ao mundo” (Aristeu Borges, aluno da escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá e acadêmico do curso de Música)

Leia a reportagem completa: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=434649

Reflexões...

Bom dia!
Excelente fim de semana amigos ^^

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Você gosta de trabalhos manuais? Então participe!


Para quem gosta de trabalhos manuais, esta é uma excelente oportunidade de aprender a técnica de marchetaria com o aluno e voluntário da Nova Acrópole Cuiabá, Aristeu Borges. O requisito é estar frequentando o curso regular de filosofia. Quem tiver estilete pode levar, pois será útil.

Outras informações sobre marchetaria: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marchetaria

[NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020]

Atividade semanal: Oficina de xadrez amanhã, a partir das 15h


Como proposta de atividade semanal, aberta à comunidade, amanhã (06/07), a partir das 15h, haverá na Nova Acrópole Cuiabá oficina de xadrez com o monitor Rafael Ferreira, aluno e colaborador voluntário da escola de filosofia à maneira clássica. Pessoas de todas idades podem participar!

O que o xadrez tem a ver com a vida? Rafael explica que o jogo revela especialmente a importância de se estabelecer metas, tanto no nível macro quanto no micro. Dinâmica que se assimilada à vida: alguns planos em longo prazo dependem de atitudes diárias para se concretizar. "Da mesma forma no tabuleiro, onde as metas maiores precisam e devem ser subdivididas em metas menores e, em cada jogada, o enxadrista deve avaliar como aquilo vai ajudá-lo em seu plano, aproximando o jogador de sua meta, (sonho/objetivo) de vida”.

Leia outras reflexões: http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br/2013/06/voce-sabia-que-vida-e-um-tabuleiro-de.html

[NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020]

Palestra sobre música, amanhã


A Nova Acrópole Cuiabá traz a palestra gratuita e aberta ao público com o tema 'A música como formação humana' amanhã (6/07), às 19h, com o estudante de Música da UFMT, Aristeu Borges.

“A música é o meio mais poderoso do que qualquer outro porque o ritmo e a harmonia têm sua sede na alma. Ela enriquece esta última, confere-lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação”, disse Platão.

[NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, fica rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outas informações: (65) 3623-8051/8127-4020]

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Palestra: A música como formação humana

 "A simplicidade é o último grau da sofisticação", 
ensina Leonardo da Vinci

A Nova Acrópole Cuiabá realizará palestra gratuita no sábado (06), a partir das 19h, como parte das suas atividades culturais do mês de julho

Baseada no livro 'O poder oculto da música', de David Tame, e em grandes sábios, como Platão, no Ocidente, e Confúcio, no Oriente, a palestra tem como proposta mostrar a influência da música na formação moral de um povo. O som provoca visivelmente reações físicas e emocionais no indivíduo, já as letras geram formação ou deformação do caráter, por isso Platão, em sua obra-prima 'A República' mostra a importância de se compor inicialmente a letra, para depois adequar a melodia. Já Confúcio, estudioso do comportamento e da moral humana, e sabedor do poder da música, proibia inúmeras delas em seu reino, para evitar a decadência do povo.

Para os sábios, a evolução do ser humano consiste na depuração do gosto. “A música é o meio mais poderoso do que qualquer outro porque o ritmo e a harmonia têm sua sede na alma. Ela enriquece esta última, confere-lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação”, disse Platão. O acadêmico do curso de Música, Aristeu Borges, conduzirá a palestra mostrando que antes de dar vazão aos devaneios artísticos, o artista deve desenvolver atributos humanos, para que sua arte reflita o bem, o belo e o justo, porque apenas deste modo a música cumprirá seu verdadeiro e nobre papel: contribuir com a evolução da humanidade.

[Nossa escola: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, fica rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outas informações: (65) 3623-8051/8127-4020]

Filosofia prática!


A Nova Acrópole Cuiabá promove em julho duas palestras gratuitas:

18/07 - Busque um sentido na vida: como viver o heroísmo
25/07 - A aventura de viver e ser feliz
01/08 - Início das aulas do curso básico
Horário: 19h30

[N.A. Cuiabá: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, fica rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outas informações: (65) 3623-8051/8127-4020]

quarta-feira, 3 de julho de 2013

O que vale mais, viver muito ou viver bem?


O Dhammapada ou o Caminho da Lei Budista, Palavras de Verdade (versos escolhidos)
Fonte: A tradição e as vias do conhecimento, de Fernando Schwarz, Edições Nova Acrópole.

A anciã e o candeeiro


"Uma noite, o Buda devia pregar sobre uma montanha. Uma multidão imensa o esperava. Como era noite, cada um acendeu um candeeiro para recebê-lo. Uma velha mulher chegou portando um candeeiro de tamanho e qualidade bem inferiores a todos os outros. Debaixo de zombarias, ela o colocou ao lado dos outros. Uma tempestade caiu de repente, apagando todos os candeeiros, exceto da velha mulher; por ser pequeno, havia sido protegido pelos outros e sua chama permanecia, sozinha, a brilhar na escuridão. O Buda tomou então o candeeiro e acendeu, um a um, todos os outros, depois disse: 'Enquanto restar uma centelha, todos os candeeiros poderão ser acendidos"

(Fernando Schwaiz, A tradição e as vias do conhecimento, Ontem e Hoje, pag. 85, Edições Nova Acrópole)

terça-feira, 2 de julho de 2013

Atenção: palestras gratuitas este mês!


"Quem se vence a si mesmo é um herói maior do que quem enfrenta mil batalhas contra muitos milhares de inimigos" (textos Budistas)


A Nova Acrópole Cuiabá promove em julho duas palestras gratuitas focadas na abertura de turma, agendada para o dia 01/08. As palestras são uma amostra do que o curso de filosofia à maneira clássica traz em seus cinco meses de duração, por isso é importante participar. A primeira palestra será no dia 18/07, com o tema 'Busque um sentido na vida: como viver o heroísmo'; e a segunda será no dia 25/07, com o tema 'A aventura de viver e ser feliz'. Ambas são às quintas-feiras, às 19h30.

[Nossa escola: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, fica rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outas informações: (65) 3623-8051/8127-4020]