O projeto filosofilme consiste em análise de trechos do filme por um estudante da escola Nova Acrópole, que ocorrerá neste sábado (03/08), às 18h, é uma atividade gratuita, aberta ao público e neste caso ideal para crianças, jovens e adultos!
Tintim simboliza, essencialmente, a juventude interior. Ou seja, ele é uma 'alma grande', e isso fica muito claro nas atitudes que tem perante os problemas que vão surgindo ao longo das suas aventuras. Ele tem a segurança de alguém que já passou por aquelas situações, quase não tem dúvidas sobre qual a melhor forma de atuar, não perde tempo e nunca se acomoda perante as dificuldades, nem se angustia ou perde o controle. Os problemas não o afetam emocionalmente, e mesmo quando está em situações de risco analisa com discernimento qual a melhor solução, e rapidamente a executa. Afinal, os 'Deuses protegem os audazes'.
A estudante de filosofia Sofia Oliveira Luciano conduzirá a atividade de sábado e adianta alguns conceitos sobre Tintim: ele tem uma natureza simples, é como um livro aberto que está sempre disposto a ajudar os outros, mesmo os que não conhece. Não tem uma mente complexa, que pensa nos benefícios ou prejuízos que determinadas situações lhe poderiam causar. Simplesmente com a sua boa disposição procura agir em prol do bem comum sem limitações. O personagem é também símbolo do movimento, de alguém que tem um compromisso com a vida. "Ser jovem é querer sempre estar em movimento, sempre buscar por coisas novas. Mas há diferença entre o jovem apenas físico e o jovem de alma. Quem é jovem de alma busca vivenciar o novo internamente: conquistar uma nova virtude, vencer uma debilidade, aprender algo que possa levar para toda a sua vida".
Tintim é o símbolo de quem está comprometido com a vida |
[NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. No Facebook: https://www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba]
Nenhum comentário:
Postar um comentário