Há exatos 30 anos, chegava ao Brasil a Organização Internacional Nova Acrópole que tem como pilares principais a Filosofia, Cultura e Voluntariado. A instituição entende que a ‘Filosofia Prática ‘ é a ferramenta capaz de formar o ser humano e ajudá-lo a viver melhor. “Por meio da filosofia, o indivíduo reflete sobre si mesmo e pode viver de forma mais lúcida, aplicando na vida os ensinamentos de grandes mestres como Platão, Confúcio, Kant, Sêneca e tantos outros”, é o que afirma o Prof. Luis Carlos Marques, Diretor da Instituição nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Hoje, a organização conta com 80 sedes em todo o país, mais de 4 mil participantes regulares nos seus cursos de filosofia, mais de mil atendimentos médicos sociais a cada ano, cerca de 500 crianças de baixa renda em oficinas de formação complementar, mais de 2.5 mil participantes em atividades culturais, gratuitas, promovidas a cada ano, além de bibliotecas espalhadas em todo o país.
“Descobrir os maiores mistérios de cada ser humano e do universo, conhecer os heróis que a humanidade já teve, as ideias que os motivaram, encontrar um sentido de vida que leve em conta valores, virtudes e que seja pautado pela felicidade. Essa é a proposta do curso de Filosofia Prática da Nova Acrópole”, pontua o professor responsável pela Nova Acrópole Cuiabá, Roni Cezar Almeida.
Todo o trabalho realizado dentro da escola é voluntário. “Trata-se de um trabalho sinérgico, onde todos ganham um pouco mais de sabedoria. E o que diria Confúcio: cabe ao homem a busca constante pelo aperfeiçoamento”, explica. Entre as disciplinas está o estudo comparado de filosofias, religiões, ciências e artes, a fim de promover o conhecimento do ser humano, das leis da natureza e do universo.
O curso de filosofia é dividido em níveis que permitem a pessoas de qualquer idade ferramentas de autoconhecimento e aplicação prática em todos os aspectos da vida. Entre os temas da primeira etapa do curso estão: As 7 dimensões do ser humano; A índia milenar e a batalha interior do homem; A Filosofia Grega e os problemas do mundo atual; Filosofia Romana e a realização do homem; Filosofia Chinesa a vivência da ética como eixo da política; Filosofia Tibetana e o caminho para a sabedoria; Filosofia Budista e o sofrimento do homem entre outros.
A Nova Acrópole Cuiabá realiza, no próximo dia 07 de maio, às 19h30, palestra aberta ao público, com o tema ‘Como o homem se realiza’. Mais informações pelo fone: 65-2129-9002/ 9919-1700.
Texto publicado no caderno de cultura da Folha do Estado - 26/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário