quarta-feira, 8 de maio de 2013

O ‘nó de Górdia’ e a espada da vontade



Você conseguiria arrancar esta espada da pedra como
fez o Rei Arthur? Que tal tentar?


Conta-se que o rei da Frígia (Ásia Menor) morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o oráculo anunciou que o sucessor chegaria à cidade em um carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês, de nome Górdio, que foi coroado. Para não esquecer do seu passado humilde ele colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus e a amarrou com um nó a uma coluna, nó este impossível de desatar e que por isso ficou famoso. Górdio reinou por muito tempo e quando morreu, seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, porém, ao falecer não deixou herdeiros. O oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio dominaria toda a Ásia Menor, mais de 500 anos se passaram sem ninguém conseguir realizar esse feito, até que em 334 a.C Alexandre, o Grande, ouviu essa lenda ao passar pela Frígia. Intrigado com a questão, foi até o templo de Zeus observar o feito e depois de muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó. Lenda ou não o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois. (com informações wikipedia)

Desta lenda deriva a expressão ‘cortar o nó górdio’, que significa resolver um problema complexo de maneira simples e eficaz. O mesmo raciocínio deveria ser aplicado ao combate aos próprios defeitos, mas nem sempre eles estão tão perceptíveis assim. Quase todo mundo conhece alguém ‘super sincero’, aquele tipo de pessoa extremamente crítica que acha que falar tudo que pensa é uma virtude ao invés de defeito. Ou aquele mau humorado de plantão que acha que é realista ao invés de pessimista e chato. Tem ainda aquele tipo de gente que se acha muito generosa, legal, mas o que dá com uma mãe tira com a outra, ao fazer chantagem emocional, manipulações e coitadismo.

Mas, por mais difícil que pareça, mudar a si mesmo é possível. Primeiro você precisa admitir: sim, eu tenho defeitos, depois, identificá-los, para depois começar as mudanças. Logo aviso que não há outro jeito. Para mudar a si mesmo só com a 'espada da vontade'. Porque não basta querer, pensar e falar, tem que fazer. Com o intuito de ajudá-lo nessa busca de autoconhecimento, a escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá apresenta hoje (08/05), às 19h30, a palestra gratuita: ‘Como lidar com nossos defeitos?’. Todos estão convidados!


Onde fica a N.A. Cuiabá:

Na Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe nossas notícias e reflexões:  www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário