quarta-feira, 15 de maio de 2013

'Quem não aprende pelo amor, aprende pela dor'


A lei de ação e reação existe para trazer de volta aqueles
que fogem do caminho da lei universal ou dharma
Uma das manifestações dela: o sofrimento

Andréia Cruz/Rose Domingues
Da Assessoria

Quantas vezes você ouviu esse ditado popular? Os hindus dizem que há uma lei universal chamado ‘dharma’ e sua contraparte é karma, lei da ação e reação. Uma vez longe do caminho reto, na maioria das vezes o sofrimento bate à porta, fazendo o papel de uma parede de borracha que ao bater empurra o homem com uma força contrária, trazendo-o de volta ao caminho da evolução e do amor. “Quando dizemos que o ser humano tem livre arbítrio, devemos entender que esta ‘liberdade de ação’ está limitada ao dharma, nada foge à lei da vida”, afirma o professor de filosofia e diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Almeida, que hoje, às 19h30, trará mais esclarecimentos a respeito desse tema durante a palestra gratuita ‘Destino ou livre arbítrio: como viver a liberdade?’.

Almeida pontua que para viver a liberdade o homem precisa ter ‘domínio de si’, como já indicava o filósofo e matemático Pitágoras. Se, ao invés de usar da inteligência (que significa pensar, discernir e analisar possibilidades antes de se realizar algo), a pessoa eleva o ‘animal’ e deixa-o no comando, são as paixões que ditam as escolhas, não é preciso pensar muito para visualizar as consequências disso. O melhor meio de trazer de volta a consciência e a felicidade é aprender a conhecer os desejos para poder dominá-los. “Ao contrário do que muita gente pensa, liberdade não é fazer tudo o que se deseja, mas ter autodeterminação, disciplina, viver com sabedoria”.

Você costuma deixar o seu 'eu animal' no comando?
Quanto se deixa levar pelos desejos e paixões?
Já ouviu falar em domínio de si mesmo?
 

Na palestra, o professor de filosofia abordará questões relacionadas à felicidade, mostrando que a liberdade é o requisito fundamental para vivê-la em sua plenitude. Sem ela, a vida não tem espaço para expandir e acaba sendo sufocada. “O homem que é conduzido por suas paixões, hábitos de pensamentos e emoções não é verdadeiramente um homem livre”. Para poder explicar como dominar a si mesmo, Almeida explanará sobre a constituição septenária, que conforme a sabedoria Hindu, divide o homem em sete corpos: físico, prânico (energia), astral (emoções) e a mente (razão/pensamentos), este é o quartenário ligado ao material; já a tríade é composta por manas (mente pura), budhi (intuição) e vontade (chispa divina). Este evento precede a abertura de uma nova turma de estudos na próxima quarta, dia 22 de maio, às 19h30.

NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ:

A escola de filosofia à maneira clássica da capital mato-grossense fica Na Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, em Cuiabá. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe nossas notícias e reflexões: www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba e também pelo nosso e-mail: novaacropolecuiaba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário