sexta-feira, 23 de agosto de 2013

HOJE: Oficina de poesia


Urânia e Calíope são duas das nove musas, filhas de Zeus e Mnemósine  
(tela: As Musas Urânia e Calíope, pintor Simon Vouet,  século 17)

A oficina desta sexta-feira (23/08) será ministrada pelo poeta mato-grossense Wilson Trannin, a partir das 20h. Wilson recentemente lançou o livro 'Poesia & Encanto'. A aula vai tratar basicamente de temas que inspiram o poeta a escrever de forma bela e harmônica, bem como a enxergar o mundo com os olhos de uma criança curiosa e que tudo vê com o coração puro.

A atividade é gratuita, ocorre sempre às sextas, duas vezes por mês. Para participar não precisa de conhecimento prévio, nem habilidade, apenas disposição para aprender. A Nova Acrópole Cuiabá dispõe de outras atividades ao longo da semana, além de cursos regulares de filosofia.

[Nova Acrópole Cuiabá: (65) 3623-8051/8127-4020, Rua J, quadra 2, casa 12 (entre o Procon e a Polícia Federal, quase em frente ao Sicoob), Bairro Araés, na capital. Curta a nossa página: www.facebook.com.br/NovaAcropoleCuiaba]

Sobre as musas

Os deuses Apolo e Mnemosine junto às 9 musas da Arte
(tela: Anton Raphael Mengs, pintor alemão, séc. 18)
Urânia era responsável pela Astronomia e Astrologia, era a mais jovem de todas. Já Calíope, a da Bela Voz, foi a primeira das nove musas da mitologia grega, a musa da poesia épica, da ciência em geral e da eloquência e a mais velha e sábia das musas, considerada por vezes a rainha de todas as irmãs.

Calíope é representada por uma figura de donzela de ar majestoso, coroada de louros e ornada de grinaldas, sentada em atitude de meditação, com a cabeça apoiada numa das mãos e um livro na outra, tendo, junto de si, mais três livros: a Ilíada, a Odisseia e a Eneida. Em outras representações, traz como atributo um rolo de pergaminho e uma pena.


Apolo foi uma das divindades principais da mitologia greco-romana, filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções, e possivelmente depois de Zeus foi o deus mais influente e venerado de todos os da antiguidade clássica. Já Mnemosine ou Mnemósine era uma das Titânides, filha de Urano e Gaia e a deusa que personificava a Memória. As nove musas são filhas de Mnemósine com Zeus, são elas:

Calíope (Poesia Épica)
Clio (História)
Érato (Poesia Romântica)
Euterpe (Música)
Melpômene (Tragédia)
Polímnia (Hinos)
Terpsícore (Dança)
Tália (Comédia)
Urânia (Astronomia)

Mnemosine era aquela que preserva do esquecimento. Seria a divindade da enumeração vivificadora frente aos perigos da infinitude, frente aos perigos do esquecimento que na cultura grega aparece como um rio, o Lete, um rio a cruzar a morada dos mortos (o de letal esquecimento), o Tártaro, e de onde 'as almas bebiam sua água quando estavam prestes a reencarnarem-se, e por isso esqueciam sua existência anterior'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário