domingo, 8 de maio de 2016

Por dentro da Escola de Atenas - pintura de Raphael Sanzio

O afresco conhecido como “A escola de Atenas” é uma das obras primas do artista renascentista Raphael Sanzio, encomendada pelo papa Júlio II, no ano de 1509, para decorar sua biblioteca, a chamada sala da assinatura no Vaticano. A obra representa um momento de transição da igreja católica ao permitir que o panteão dos filósofos gregos fosse representado em pleno ambiente cristão. O pensamento humanista e a retomada dos valores greco-romanos são representados brilhantemente pelas figuras dos filósofos, matemáticos, astrônomos e maiores pensadores da história presentes nesta pintura. As figuras centrais do afresco são os dois grandes filósofos gregos da antiguidade: Platão e Aristóteles, caminhando em um diálogo peripatético. Platão, de pés descalços, leva seu livro Timeu debaixo do braço apontando o dedo para cima invocando o etéreo, o mundo das ideias. Ao lado, seu discípulo Aristóteles, carregando o livro Ética a Nicômaco, aponta a palma da mão para baixo voltando sua atenção para o mundo físico. Apolo, Deus do sol, e Atena,  Deusa da sabedoria, aparecem acima das figuras humanas que projetam uma linha imaginária separando os Deuses do Olimpo dos homens mortais.
O mítico Diógenes “o cínico” aparece despojado sobre a escadaria que simbolicamente representa o quartenário da teosofia. Alexandre, o Grande, trava uma acalorada discussão com o grande Sócrates no canto esquerdo da pintura. Pitágoras explica aos seus discípulos o mundo através das teorias matemáticas, enquanto Hipátia de Alexandria parece fitar o observador com um olhar que relembra as perseguições cometidas a ela pela igreja católica. Apoiado sobre uma coluna grega Epicuro lê um livro, enquanto atrás dele cruza o estóico Zenão de Cítio. No canto direito Euclides desenha uma figura geométrica perante um grupo de jovens, observado ao longe pelo filósofo espiritualista Plotino.
Raphael desenha a si próprio em meio a um diálogo junto aos grandes astrônomos da antiguidade: Ptolomeu e Zoroastro, transpondo a ideia medieval do artista como um mero artesão. Neste momento da história o artista passa a ser valorizado como um intelectual que consegue captar a arte como expressão do divino. A maestria com que Raphael consegue dar movimento aos personagens, situando-os em um espaço romano com uma perspectiva perfeita, enaltece as figuras dos pensadores que se movem com toda graça, exteriorizando sabedoria e conhecimento. Na mesma época em que este afresco era produzido, poucas salas adiante, outro ícone do renascimento pintava o teto da capela Cistina: Michelangelo, que tem sua face retratada na Escola de Atenas personificando um homem voltando-se para seu interior escrevendo sobre um bloco de granito: Heráclito.

Texto de Fred Arubú - Estudante de Filosofia da Nova Acrópole Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário