quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Vias de cessação da dor



'A dor não vai embora sozinha. É preciso mandá-la embora'


As retas opiniões: trabalho diário para sair da ignorância e chegar paulatinamente à sabedoria. Nossas opiniões serão cada vez mais retas quanto mais nos afastarmos da subjetividade, do orgulho das nossas crenças consideradas superiores a outras, do desejo de ter sempre razão.

As retas intenções: substituir egoísmo por generosidade

As retas ações: consequência das retas intenções, agrega-se aqui a vontade de atuar, fazer.

As retas palavras: obriga-nos a pensar antes de abrir a boca. Queremos nos comunicar com as pessoas ou simplesmente discutir e preencher o silêncio com vozes vazias?

Os retos meios de vida: implicam uma conduta moral.
O reto esforço: quem se esforça para dar e fazer o máximo, estende os limites da sua capacidade, quanto mais se esforça, mais pode.

A reta atenção: este é o mais alto poder da consciência, se bem dirigida, é mais forte ainda.

A reta concentração: consiste em estar a maior parte do dia no eixo da nossa consciência, eliminando as oscilações emocionais e mentais.

O que fazer enquanto tentamos superar a dor?

Não se paralisar por isso. Não esperar que a dor desapareça totalmente para continuar com as nossas ações ou empreender outras novas e melhores. É preciso saber caminhar de mãos dadas com a dor. Não cair na impaciência, nem nas emoções ou ideias de subvalorização, deve-se tratar de sair do escuro poço da dor e fazer com que a auto-estima cresça. Não se irritar, não culpar os demais e, sobretudo, levar sempre em conta os muitos fatores que nos dão satisfação, que nos dão alegria e entusiasmo, os muitos benefícios que a vida nos outorgou, sem ser ingratos com o destino.

Fonte: trecho extraído do livro 'Para se conhecer melhor, de Delia Steinberg Guzmán, páginas 39 e 40. Veja mais sobre o assunto no https://www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba.


NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ

Rua Mané Garrincha, nº 82, quadra 05, bairro Alvorada. Sobrado de 2 andares branco e verde, com a estátua de Apolo no jardim. Ponto de referência: é a rua atrás do Hospital Julio Müller. Contatos: (65) 2120-9002/ 9919-1700. Haverá abertura de nova turma este mês! Aproveita oportunidade, venha conhecer, inscreva-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário