sexta-feira, 14 de março de 2014

Oficina de poesia em homenagem ao Dia da Poesia




Hoje, às 19h30, a Nova Acrópole Cuiabá promove uma noite especial, durante a oficina de poesia, conduzida pelo aluno da escola e poeta Wilson Trannin Filho, será a nossa comemoração ao Dia da Poesia.

Nossa inspiração? O grande poeta Fernando Pessoa. Venha participar!

Vamos conhecer um pouco a história deste poeta, filósofo e escritor português que nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888 e viveu até 30 de novembro de 1935. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever seus primeiros poemas nesse idioma. O crítico literário Harold Bloom considerou Pessoa como "Whitman renascido", e o incluiu no seu cânone entre os 26 melhores escritores da civilização ocidental, não apenas da literatura portuguesa mas também da inglesa.


Não sei quantas almas tenho

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”
Deus sabe, porque o escreveu.


NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ

Rua Mané Garrincha, nº 82, quadra 05, bairro Alvorada. Sobrado de 2 andares branco e verde, com a estátua de Apolo no jardim. Ponto de referência: é a rua atrás do Hospital Julio Müller. Contatos: (65) 2120-9002/ 9919-1700. Curta nossa fanpage: https://www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário