sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Você sabe lidar com situações de crise?

 
Conheça a incrível história de Sir Ernest Shackleton, um exemplo de liderança durante a 'Idade Heroica da Exploração da Antártida'
 
 

Frio, fome, desabrigo e as mais duras situações de adversidade fizeram com que o capitão Sir Ernest Shackleton tivesse o nome marcado na história. Em 1914, a bordo do Endurance, ele partiu em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente Antártico, passando pelo Polo Sul. Mas, pouco antes de alcançar sua base original, o navio ficou preso no gelo. A partir desse evento, a vida da tripulação passou a depender de decisões constantes e difíceis, que fizeram com que a liderança de Shackleton se tornasse um exemplo para a milhares de pessoas.
 
A expedição de Sir Ernest Shackleton, que completa 100 anos em 2014, é o tema central do curso: Aprendendo com a Adversidade, que ocorre nesta sexta-feira (08/08), às 19h, na Nova Acrópole Cuiabá. O evento tem duração de três horas e será ministrado pela professora de filosofia Renata Peluso, de Brasília (DF). O ingresso custa R$15. De acordo com a palestrante, Shackleton é considerado um dos grandes líderes da história e um exemplo de motivação e união de equipes em situações de crise.
 
Albert Einstein dizia que a crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’.
 
Para Renata, é mais fácil ser líder quando as situações são tranquilas e rotineiras, no entanto, circunstâncias adversas exigem lideranças diferenciadas. “Alguém que não consiga desenvolver virtudes como organização, persistência, coragem e autocontrole, dificilmente conseguirá superar com êxito uma crise”.
 
Entre as virtudes de Shackleton estava a organização e o discernimento. Além de levantar fundos, o explorador selecionou o grupo com quem iria partilhar a viagem. Eram homens com habilidades técnicas, que também possuíam características muito humanas. Alguns sabiam cantar ou dançar, ou bom-humor, característica importante na convivência. Mas, acima de tudo, todos eram sonhadores e idealistas. “Para o expedicionário essas características eram fundamentais e fariam diferença nas diferentes situações que viriam a seguir”.
 
A Nova Acrópole Cuiabá está localizada na Rua Mané Garrincha, número 82, Bairro: Jardim Alvorada (Atrás do Hospital Universitário Júlio Muller). Mais informações pelo fone: (65) 2129-9002 /9919-1700 ou no facebook.com.br/NovaAcropoleCuiaba.

Um comentário:

  1. Gente, ligo no número e ninguém atende. Nos maps pela internet esse endereço não existe. Pelo facebook o endereço te direciona para um local na Avenida das Torres, totalmente oposto do Hospital Julio Müller. Gostaria muito de fazer uma visita. O blog parece que está sempre atualizado. O que está acontecendo? A Nova Acrópole realmente existe em Cuiabá?

    ResponderExcluir