domingo, 26 de janeiro de 2014

A grande obra do ser humano: ser (e não ter ou fazer)



"A grande obra do ser humano é ser e não fazer coisas; está no eterno e não no que é temporário. A sabedoria está no coração do ser humano, está na capacidade de conhecer a si mesmo e se harmonizar com as pessoas, está na capacidade de conquistar virtudes",

"Aquilo que nos leva à sabedoria sempre nos 'conecta' com o outro; ou seja, integra, constrói pontes; não é, portanto, aquilo que nos leva ao isolamento"

Estas são palavras da professora de Brasília, Ana Cristina Machado, durante palestra 'A vocação do filósofo', para os membros da Nova Acrópole Cuiabá no sábado (25/01). Na ocasião também foi realizada a formatura dos novos membros da escola e um diálogo filosófico, com o tema 'amizade', em que se chegou à conclusão que 'amizade é um encontro de almas, e que por isso independe de questões materiais, depende da pré-disposição de amar e cuidar do outro, desenvolvendo virtudes como lealdade, confiança e amor ao longo da trajetória'. As amizades surgem a partir dos ciclos, algumas deixam marcas maiores que as outras menores, mas todos têm algo em comum: vem nos ensinar e nos acrescentar algo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário