Visitantes acompanham palestra na Nova Acrópole Cuiabá |
"Conta-se que no ginásio onde ocorria as Olimpíadas Gregas, certo dia, estando ele completamente lotado, vem um ancião querendo se sentar. Este senhor passa na frente de cada uma das delegações, de Atenas, Tessália, Tebas e ninguém cede lugar ao ancião. Mas, quando ele chega na ala de Esparta, todos eles se levantam ao mesmo tempo. O ginásio inteiro começa a aplaudir, então o senhor então diz: 'Vejo que todos os gregos sabem o que é certo, mas somente os espartanos sabem e fazem o que é certo"
Este foi o exemplo do professor de filosofia e diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Almeida, na noite de ontem, dia 28 de janeiro, durante a palestra 'Como buscar a verdade em um mundo sem respostas', para exemplificar como deve ser a postura do indivíduo frente à vida e a si mesmo nos dias atuais. Não adiantar saber, é preciso agir. Não adianta refletir, é preciso agir. Pode não parecer, mas o que mais o ser humano carece nos dias atuais é de 'unidade interna'. E o que seria isso?
Unidade interna significa ter coerência entre pensar, sentir e agir, é ser uma pessoa íntegra, fiel aos seus valores e pensamentos, fiel a si mesma. A lendária Esparta tem muito a ensinar ainda nos dias de hoje, pois seu povo guerreiro não conhecia a dúvida, a confusão, o que pensava, fazia. Não havia meio termo. Eles também ostentavam um ideal de bravura, honra e valor. A questão é, será que ter conforto para mim e minha família é sinônimo de felicidade?
Conhecer a si mesmo e alcançar unidade interna é o que a Nova Acrópole entende como Ética. Só há condições de nós atuarmos adequadamente em sociedade quando alcançamos os valores que buscamos no mundo a partir de si mesmo, ou seja, a partir do exemplo pessoal. Que tal entender melhor este tema?
[SEMANA QUE VEM: A palestra 'Conhecer a si mesmo. Eis a maior aventura do homem!' também será na terça (04/02), às 19h30, gratuita. Abertura de turma dia 11/02. Outras informações: (65) 2120-9002/ 9919-1700]
Nenhum comentário:
Postar um comentário