Ciclo de palestras é tema de reportagem no jornal Diário de Cuiabá, confira o texto! Participe! |
Como viver uma vida plena e feliz? De que modo não se desgastar com o estresse do dia a dia? Como lidar com as dores que afligem a humanidade? Mesmo sendo uma pessoa comum, é possível desenvolver qualidades morais?
Responder a essas perguntas fundamentais foi a única paixão de Epicteto, um filósofo grego estoico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo a serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero, que conforme a literatura, uma vez lhe quebrou uma perna. Embora suas obras sejam menos conhecidas hoje, em função do declínio do ensino da cultura clássica, tiveram enorme influência sobre as ideias dos principais pensadores da arte de viver durante quase 2 mil anos. Para Epicteto, vida feliz e vida virtuosa são sinônimas. Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas. Para entender um pouco mais a proposta desse e de outros grandes filósofos e mestres da humanidade, a Nova Acrópole Cuiabá convidada a todos para uma palestra gratuita amanhã (28/01), às 19h30, com o tema “Como buscar a verdade em um mundo sem respostas”.
Para o professor de filosofia Roni Almeida, a primeira ideia a ser esclarecida: estar vivo não significa viver, pois viver é algo um pouco mais complexo; é aquilo que faz o ser humano se relacionar com tudo aquilo que toca. Aprender a se harmonizar exige uma ciência que se chama a arte de viver. Embora os familiares se esforcem para oferecer um direcionamento nesse sentido, viver vai além dos imperativos da vida material, é mais que ter uma profissão, um trabalho, comprar uma casa, um carro, casar-se, ter filhos ou viajar.
Leia reportagem completa que foi publicada no sábado (25/01) no caderno Folha 3 do Diário de Cuiabá: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=445920
Outras informações: (65) 2120-9002/ 9919-1700
Acompanhe nossas notícias: https://www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário