Rei Leônidas levou seus 300 melhores guerreiros para defender a Grécia dos persas na lendária batalha das Termópilas (Portões Quentes) |
O que o povo de Esparta tem a ver conosco? Já que iniciamos o dia falando dessa nação grega tão conhecida pela sua honra e unidade, vamos entender um pouco mais a mentalidade deles. O que podemos aprender com os espartanos? Será que a coragem deles frente à vida pode nos inspirar a vencer nossos conflitos e desafios?
Para entender a lendária combatividade dos homens de Esparta, basta o seguinte: sempre que se despediam de suas mães e esposas, antes de partir para o combate, os soldados espartanos ouviam a amorosa frase: "Meu filho(esposo), volta com teu escudo, ou em cima dele", ou seja, morto.
Se um espartano voltasse sem escudo, era condenado à morte, pois a única missão do soldado espartano era proteger o da esquerda com seu escudo; a perda poderia ser confundido com covardia. Era isso que mantinha a unidade espartana e a invencibilidade. Já o corpo dos espartanos que morriam honradamente em combate eram carregados pelos outros soldados sobre o seu escudo.
*** DICA de filme: Os 300 de Esparta. A Nova Acrópole Cuiabá já realizou uma atividade a respeito dessa obra, confira outras informações a respeito aqui mesmo no nosso blog, mês de março do ano passado:
1 - http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br/2013/03/filosofilme-300.html
2 - http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br/2013/03/esparta-o-caminho-do-heroi.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário