O trabalho por Aristeu Borges É muito importante tratar do tema ‘Trabalho’ nos dias de hoje, pois a postura que se costuma ter diante do assunto é de rechaço, e para muitos o trabalho é visto como um castigo, uma maldição colocada ao homem.
Com esse pensamento, trabalha-se para manter uma sobrevivência que é apenas física e que exige um esforço físico muito grande, e tudo isso visando um conforto do corpo, o final de semana, as tão sonhadas férias e com a aposentadoria que ira libertar desse ‘mal’.
Mas será esse mesmo o sentido do trabalho ? Você já observou que tudo no mundo trabalha? E que nada existiria se não houvesse trabalho? Mesmo que muitos não percebam existe, sim, um sentido profundo e belo por trás do trabalho.
As estrelas no céu trabalham para gerar luz, calor e assim a vida; Trabalham as abelhas, os pássaros e outros animais semeando a vida; As árvores têm o trabalho de reciclar o ar que se respira e gerar alimento; Porque será que apenas nós, seres humanos, deveríamos descansar em meio a tanto trabalho?
Trabalhar é construir, e quando construímos um mundo fora, de maneira consciente, construímos dentro de nós também.
Dessa forma, se varremos a nossa casa, podemos refletir que temos também que varrer de dentro de nós nossos defeitos e impurezas, para que se expresse a beleza em nós, e se construímos uma mesa, podemos construir virtudes humanas dentro de nós que nos possibilitam sermos mais humanos.
Trabalhamos também quando criamos laços de amizade e amor através de nossas virtudes. Tudo no universo trabalha, desde a mais pequena célula de nosso corpo até a mais gigantesca estrutura das galáxias, como já dizia o oráculo de Delfos: “Conheça-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o universo”.
Assim, podemos aprender sobre os grandes mistérios que regem a vida por meio de trabalhos muito complexos e difíceis ou até mesmo com trabalhos simples como lavar a louça, arrumar a sapateira e etc. Sendo assim, podemos ver o trabalho como uma ferramenta que nos possibilita crescer como Ser Humano na escola de vida.
Confúcio já dizia: “Trabalhe com algo que goste, e não terá de trabalhar um só dia de sua vida”, mas antes de trabalhar com algo que goste, é preciso gostar daquilo que faz, e assim dar o melhor de si no trabalho. Então vamos ao trabalho, pois o trabalho dignifica o Homem!
Estudante de filosofia na NA Cuiabá, e voluntário na área de Marcenaria, Aristeu Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário