segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Egito e a visão de Estado, por Ramsés II

Duas das quatro gigantescas representações de Ramsés II
do lado direito do templo de Nefertari, em Abu Simbel 

Um diálogo entre Ramsés e a esposa Nefertari, assim que o jovem de 23 anos apenas subiu ao poder para substituir seu pai, o faraó Seth, que governou por 15 anos. O diálogo reflete muito bem a ideia de Estado e da forma como a política deveria conduzir os homens à harmonia e à Justiça, ou seja, à Mâat.

"Como está terra é bela, Nefertari! Ao percorrê-la compreendi que era um milagre do céu, filha da Água e do Sol. Nela se aliam a força de Hórus e a beleza de Hathor. Cada segundo da nossa vida lhe deve ser oferecido, você e eu não nascemos para governá-la, e sim para servi-la" - Ramsés II

"O que quer dizer?" - Nefertari

"Servir é o ato mais nobre que um ser humano pode realizar. É por intermédio, e apenas por ele, que pode ser atingida a plenitude. Hem, 'o servidor'...essa palavra sublime designa simultaneamente o homem mais modesto, na figura do operário assalariado de um canteiro de obras ou do trabalhador agrícola, e o homem mais poderoso, o Faraó, o servidor do deuses e do seu povo. Depois da coração, distingui uma outra realidade. Nem você nem eu podemos contentar-nos em apenas servir. Precisamos também dirigir, orientar, manejar o leme que permitirá à barca do Estado seguir na direção certa. Ninguém poderá fazer isso por nós" - Ramsés, que continuou:

"Quando meu pai morreu, experimentei esse mesmo sentimento. Como era bom sentir a presença de um ser superior, capaz de guiar, de aconselhar e de ordenar! Graças a ele nenhuma dificuldade era intransponível, nenhuma desgraça irremediável"

"É isso que o povo espera de você" - completou Nefertari

"Contemplei o sol de frente e ele não me queimou os olhos" - Ramsés

"O sol está em você, Ramsés; ele dá vida, faz crescer as plantas, os animais e os seres humanos, mas também pode secar e matar se se tornar demasiado violento. O deserto é queimado pelo Sol, no entanto não lhe falta vida!" - Nefertari, que acrescentou:

"O deserto é o 'Além' na terra, os seres humanos não constroem ali as suas casas. Lá apenas são construídas as casas da eternidade que sobreviverão às gerações e fatigarão o tempo. Não é essa a tentação do Faraó: imergir o seu pensamento no deserto, esquecendo os homens?"

"Meu pai era um homem do deserto" - Ramsés

"Todo faraó deve ser, mas o seu olhar deve igualmente fazer florir o Vale" - Nefertari

Ramsés e Nefertari saborearam juntos a paz da tarde, enquanto os raios do sol poente douravam o obelisco único de Heliópolis.

(Fonte: Ramsés - O templo de milhões de anos, pag. 214 e 215, vol 2, Christian Jacq)

Nenhum comentário:

Postar um comentário