quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Palestra: o simbolismo de 'O mágico de Oz'


A saga humana é mostrada simbolicamente no filme que será analisado pela escola de filosofia à maneira clássica Nova Acrópole Cuiabá, no sábado (26/10), a partir das 18h30. A atividade é gratuita e aberta ao público adulto e infanto-juvenil

“Um leão covarde, um homem de lata que sofre por não ter coração, mas, é muito sensível, e um espantalho que mesmo não tendo cérebro tem ideias brilhantes. Quem seria Dorothy se não a alma humana em busca de um lugar ‘além do arco íris’? Em busca da ‘sabedoria’?” (Roni Almeida, professor de filosofia da Nova Acrópole Cuiabá)

Que tal compreender a obra sob o olhar da filosofia?

Vivendo em um mundo ‘preto e branco’ em uma fazenda, no Kansas, Dorothy aspira encontrar um lugar sem problemas, longe, muito longe, atrás da lua, para lá das nuvens, acima do arco-íris, onde os sonhos se tornam realidade. A música ‘Somewhere over the rainbow’, de 1939, tema do filme ‘O mágico de Oz’ (The Wizard of Oz, original em inglês) ainda é muito tocada em todo mundo e já foi readaptada a vários estilos sem perder a essência: a busca da alma humana pela felicidade.

Nova Acrópole Cuiabá

A escola de filosofia está com matrículas abertas para o curso básico, que tem aulas às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30. São sete meses do primeiro nível do curso, com matérias como Ética, Sociopolítica e Filosofia da História, em que os principais grandes pensadores e filósofos da cultura ocidental e oriental são estudados.

'Curta nossa página no Facebook': https://www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba

[Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020]


Nenhum comentário:

Postar um comentário