terça-feira, 27 de agosto de 2013

A educação hoje prepara o ser humano para a vida?


Que tipo de educação você avalia como mais útil ao homem: a meramente informativa ou a formativa? Que tipo de pegada nossa civilização deixará no mundo? Você sabe quais os ciclos de vida do ser humano? 

A aluna da escola de filosofia Rosa Maria Zamignan abordou alguns temas pertinentes de reflexão e observação durante o filosofilme 'Encontro com homens notáveis', que narra a vida do mestre George Ivanovitch Gurdjieff, no sábado (24/08), na escola Nova Acrópole Cuiabá. Na primeira parte da exposição ela coloca que a educação do homem, que conforme a origem da palavra significa 'eduzir', tirar de dentro o que há de melhor, é preciso seguir alguns preceitos e etapas, entre elas estão:

Na idade do amor, a criança de zero a 5 anos, é educada no seio da família pelos pais, e sua formação moral depende daquela que estes possuem. Depois vem a 'idade dos contos', dos 5 aos 14 anos, quando se deve fazer o despertar da consciência da realidade de forma simbólica para o objetivo da formação moral do indivíduo, por isso a importância dos contos, fábulas e outras histórias que mostram a diferença entre 'bem e mal' e estabelece preceitos que o ser humano carrega para a vida toda, e nele o bem sempre vence, tendo em vista que tudo caminha para a evolução e para o bem.

Ao atingir 14 anos acontece uma mudança, que segue até os 20 anos. Para tomar gosto da 'honra'  é preciso bons exemplos, o que a nossa sociedade carece e por isso padece. Nessa fase os adolescentes  devem ser educados para cultivar em si a vocação heroica vivendo pequenas aventuras para que transformem sua iniciativa em ação, a qual substituirá a expectativa contemplativa da 'idade do conto'
trabalhar inclinações e tendências. Apenas dos 20 aos 29 é que volta os olhos para a profissão, na 'idade dos ofícios', nessa época o jovem deve ser encaminhado para construir algo, dirigir ou ser dirigido. "Surge então o estudo e a qualificação, cada qual seguindo sua própria vocação e capacidade prática", explica Rosa.

Dos 29 aos 50 anos, ocorre a 'idade da busca dos sonhos', é quando o indivíduo deve ganhar o título de cidadão, na plenitude da vida objetiva e intelectual, é quando, após estudar e se capacitar, constrói sua vida prática e moral com solidez. Depois dos 50 anos, vem a 'idade do ancião', com a preparação para a morte e referência para as gerações futuras. A velhice deve ser coroada de paz e introdução ao invisível, uma iniciação natural para todos, mas o que se vê na maioria das vezes são anciãos mendigando o pão na forma de aposentadoria, esperando que a morte os liberte de tão insípida existência."Mas ao contrário do que se pensa, é possível ter espírito jovem em qualquer idade, porque ser jovem é ser forte, valente e generoso", acrescenta a palestrante.

Sobre o filosofilme: é ma obra fantástica que narra a vida do mestre Gurdjieff, considerado um dos maiores espirituais tanto do oriente quanto do ocidente, unindo tradições da Yoga e Sufismo. Mostra sua vida, seus mestres do caminho com cenas de profundo significado espiritual, inclusive a senda dos antigos mestres Panishas, que são os músicos que dominam as notas do universo. No filme, fica muito claro importância da busca pelo verdadeiro sentido da vida e os perigos do caminho. O primeiro 'mestre' de Gurdjieff foi o próprio pai, que o incentiva a ser ele mesmo. Depois ele segue uma trajetória em busca da sua própria verdade. Ele nasceu entre 1872 na cidade de Alexandrópolis, na província de Kars, Rússia. O livro, de mesmo nome, sua autobiografia, foi originalmente publicada em 1963, que na realidade é a segunda parte da trilogia conhecida como All and Everything, escrita por Gurdjieff entre 1924 e 1935.

Acesso o filme no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=A2XaNLGIbUY. Está sem legenda em Português, a orientação é baixar a legenda separadamente.

Outros temas abordados com a atividade: escolas de mistérios, já que elas foram essenciais para a elevação moral da sociedade em vários épocas no mundo, como acontece com Jesus, Buda, Platão, Confúcio, Plotino, Lao-Tsé, Maomé e Helena Blavatsky, entre outros. É como no texto 'Pegadas na areia', que o discípulo pergunta ao mestre onde ele estava nos piores momentos de sua vida, pois apenas duas pegadas apareciam na areia, quando o mestre responde que eram deles as pegadas ao carregar seu discípulo nos braços, ou seja, os mestres são essenciais para o desenvolvimento do ser humano, que deve sempre olhar 'para cima' na busca da construção de si mesmo, assim não se perde ritmo, nem se tem medo do futuro. O futuro é chegar onde estes grandes homens chegaram. 

Participe! Esta é uma atividade gratuita, em que são analisados trechos do filme, está voltado a público interno e externo à escola Nova Acrópole. É realizado aos sábados, a partir das 18h. Depois das reflexões, os participantes são convidados a um diálogo filosófico para conversar sobre algumas cenas trazidas pelo filme. A próxima atividade deste tipo será no dia 7 de setembro, a partir das 18h, com a aluna de filosofia Sofia Oliveira, 'O pequeno príncipe'.

[NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ: Rua J, casa 12, quadra 2, bairro Araés (acesso pela Av. do CPA, entre a Polícia Federal e o Procon). Outras informações: (65) 3623-8051/9964-4668]

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