sábado, 27 de julho de 2013

FILOSOFILME hoje: Gladiador



Trechos comentados do filme Gladiado serão apresentados hoje (27/07), a partir das 18h, na escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá, a atividade é gratuita e aberta ao público

Gladiador era um lutador escravo treinado na Roma Antiga, o nome provém da espada curta usada por este lutador, o gladius (gládio). Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. 

O ano é de 180 d.C. e o general romano Maximus, servindo ao seu imperador Marco Aurélio prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Após o combate, Maximus fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano. No filme, Cômodo, filho do imperador, mata o pai, assumindo o comando do império. Assim se desenrola a saga do general que se torna escravo, de escravo vira um grande gladiador. O filme norte-americano foi lançado em 2000, dirigido por Ridley Scott, e estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen. Alcançou grande sucesso de bilheteria, foi indicado a vários prêmios, vencendo cinco Oscars incluindo o de Melhor Filme.

Neste filosofilme ideias como coragem (agir com o coração, independente da situação de dor ou prazer), espírito guerreiro, luta por um ideal de vida, de justiça e de Estado nortearão as reflexões do aluno de filosofia Daniel Pretto, que conduzirá a atividade. A vida e as ideias do imperador Marco Aurélio até hoje ressoam em nossas mentes e corações. Entre elas estão: 

Estátua de Marco Aurélio, no Capitólio, em Roma

"A arte de viver é mais parecida com a luta do que com a dança, na medida em que está pronta para enfrentar tanto o inesperado como o imprevisto e não está preparada para cair"

"Pratica cada um dos teus atos como se fosse o último da tua vida"





Maximus se apresenta como herói, guerreiro, em uma saga em que todos nós humanos vivemos em maior ou menor grau. Que tal se aprofundar um pouco mais nesses conhecimentos? 

Esperamos você! Até lá!

NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ

A escola de filosofia à maneira clássica fica na Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe nossas notícias e reflexões: www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário