quarta-feira, 31 de julho de 2013

FILOSOFILME sábado: As aventuras de Tintim e a juventude interior



O projeto filosofilme consiste em análise de trechos do filme por um estudante da escola Nova Acrópole, que ocorrerá neste sábado (03/08), às 18h, é uma atividade gratuita, aberta ao público e neste caso ideal para crianças, jovens e adultos!

Tintim simboliza, essencialmente, a juventude interior. Ou seja, ele é uma 'alma grande', e isso fica muito claro nas atitudes que tem perante os problemas que vão surgindo ao longo das suas aventuras. Ele tem a segurança de alguém que já passou por aquelas situações, quase não tem dúvidas sobre qual a melhor forma de atuar, não perde tempo e nunca se acomoda perante as dificuldades, nem se angustia ou perde o controle. Os problemas não o afetam emocionalmente, e mesmo quando está em situações de risco analisa com discernimento qual a melhor solução, e rapidamente a executa. Afinal, os 'Deuses protegem os audazes'.

A estudante de filosofia Sofia Oliveira Luciano conduzirá a atividade de sábado e adianta alguns conceitos sobre Tintim: ele tem uma natureza simples, é como um livro aberto que está sempre disposto a ajudar os outros, mesmo os que não conhece. Não tem uma mente complexa, que pensa nos benefícios ou prejuízos que determinadas situações lhe poderiam causar. Simplesmente com a sua boa disposição procura agir em prol do bem comum sem limitações. O personagem é também símbolo do movimento, de alguém que tem um compromisso com a vida. "Ser jovem é querer sempre estar em movimento, sempre buscar por coisas novas. Mas há diferença entre o jovem apenas físico e o jovem de alma. Quem é jovem de alma busca vivenciar o novo internamente: conquistar uma nova virtude, vencer uma debilidade, aprender algo que possa levar para toda a sua vida".

Tintim é o símbolo de quem
está comprometido com a vida
Sinopse do filme: Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o galeão à sua casa, onde o coloca em destaque. Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba. Logo ele e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Ao retornar percebem que o galeão foi roubado. Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine (Daniel Craig), um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar ele encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido. É o início de uma nova aventura, onde Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock (Andy Serkis) na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro.

[NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ: Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. No Facebook: https://www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba]

Nenhum comentário:

Postar um comentário