sábado, 20 de julho de 2013

FILOSOFILME HOJE: A origem dos guardiões




“Foi assim que eu nasci, com olhos que veem o encanto em todas as coisas. Esse é o encanto que eu coloco no mundo e o que eu protejo nas crianças” (Papai Noel)


O projeto filosofilme consiste em uma atividade gratuita da escola Nova Acrópole Cuiabá em que trechos do filme (neste caso uma animação) serão analisado sob o prisma filosófico pela aluna Maisa Oliveira. O início se dará às 18h

Sobre o filme: as crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre si mesmo.

Maisa explica que pretender transmitir com o filme que é importante o ser humano descobrir sua 'vocação', ou seja, a que veio no mundo. A palavra vocação vem do latim – vocare, que significa chamado interior ou da alma. "E todos nós vamos ter uma vocação em comum que é a de ser humano, como faremos isso?Cultivando as virtudes ou a parte divina em nós (a tríade)". Ela acrescenta que todos nós iremos algum dia reconhecer esse chamado, em uns vai ser mais forte em outro mais fraco, porém todos nós têm a saga do herói de ir em busca desse chamado da alma. "É isso que acontece com Jack Frost, para ele descobrir quem ele é, precisará percorrer todo um caminho até encontrar o seu amago ou atender a esse chamado".

Jack Frost e o caminho do herói ao ouvir o
chamado da sua alma
Com a figura dos guardiões, a estudante trará a ideia de que, no filme, eles protegem as crianças e o que elas têm de mais precioso: proteger a essência do ser humano. O herói Jack Frost ainda não é um guardião, mas ele foi escolhido para ser, então durante a sua trajetória ele vai tentar entender isso tudo e atender ao chamado (vocação) de sua alma, que é simbolizado pela lua. Cada guardião sabe qual é seu verdadeiro amago (cerne ou vocação), se conhece internamente, sabe qual papel deve desempenhar no mundo. E uma vez que se conhece internamente consegue expressar isso no mundo externo e proteger essas mesmas características nas crianças.

Lindo não é? Que tal compreender mais sobre a saga dos guardiões? Você e sua família estão convidados!!!! Até lá...

NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ

A escola de filosofia à maneira clássica fica na Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés. Um ponto de referência: rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe nossas notícias e reflexões: www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário